Segurança do trabalho as conexções neorais
2781 palavras
12 páginas
Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia BaianoYcaro Fagundes Santos
SEGURANÇA DO TRABALHO
Fev/2015
Catu/BA
Ycaro Fagundes Santos
PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS EM INDUSTRIAS DE PRODUTOS QUÍMICOS
Fev/2015
Catu/BA
Introdução:
A proteção contra incêndios é uma das Normas Regulamentadoras que disciplina sobre as regras complementares de segurança e saúde no trabalho previstas no art. 200 da CLT.
O referido artigo, especificamente no inciso IV, dispões sobre a proteção contra incêndio em geral e as medidas preventivas adequadas, com exigências ao especial revestimento de portas e paredes, construção de paredes contra fogo, diques e outros anteparos, assim como garantia geral de fácil circulação, corredores de acesso e saídas amplas e protegidas, com suficiente sinalização. A Norma Regulamentadora 23 diz que:
Todos os trabalhadores, sem exceção, devem adotar medidas de prevenção e segurança contra incêndios, de acordo com a legislação local (estadual) e as normas técnicas específicas e aplicáveis ao seu ambiente de trabalho.
Já os empregadores tem por dever instruir todos os empregados sobre a utilização e treinamento para o uso dos equipamentos de segurança e de combate ao incêndio, sobre os procedimentos e medidas para evacuação do local de trabalho bem como sobre os alarmes e dispositivos existentes para informar à todos sobre incêndios.
Todos os locais de trabalho devem possuir saídas. aberturas e vias de passagens que sejam facilmente identificáveis, sinalizadas, com indicação da saída e que sejam suficientes para que os trabalhadores possam evacuar o local com segurança e rapidez. Estas não devem, nunca, serem fechadas, bloqueadas ou presas durante a jornada de trabalho. No máximo, elas devem ter um dispositivo de travamento, mas que sejam de fácil abertura e que todos os trabalhadores estejam ciente de como abri-las.
Características de fogo e extintores:
A