legalzao
Neste procedimento conjugaremos a importância dos polímeros, com a possibilidade de se sintetizar um plástico à base da resina uréia-formol utilizando-se reagentes, equipamentos e metodologia alternativos.
2- Material e Reagentes
1- Um Becker de 500mL, um de 300mL e um de 100mL;
2- Banho Maria;
3- Pipeta de 10mL, espátula e bastão de vidro;
4- Uréia comercial;
5- Formol;
6- Solução hidróxido de sódio 7%
7 – Solução 1% de fenolfetaleína;
8 - Corantes alimentícios;
9 - Solução de ácido sulfúrico 35%;
10- Moldes de chocolate.
3- Procedimento
1- Pese 30 gramas de uréia e transfira para o becker de 500mL.
2- Adicione 50 mL de formol no becker que contém a uréia, em seguida 50 mL da solução 7% de hidróxido de sódio.
3- Leve o sistema (becker, uréia, formol e solução de hidróxido de sódio) para o banho-maria, próximo à ebulição da água.
4- O sistema deve ser mantido sob estas condições por aproximadamente 5 min. Imediatamente após este tempo, resfrie o sistema em água corrente, mexendo a solução com movimentos de forma a simular uma centrifugação. Durante esta etapa você observará a formação de unidades menores do polímero e, consequentemente, a solução apresentará uma “coloração esbranquiçada”.
5- Deixe, então, em repouso por 10 minutos.
6- Adicione 3 gotas de fenolftaleína ao sistema. Nesta etapa a solução adquirirá uma coloração rósea, uma vez que o sistema constitui um meio básico. Proceda, então, a adição de gotas da solução de ácido sulfúrico, até que observe o desaparecimento da coloração rósea.
7- Agora pode-se adicionar corantes alimentícios de forma a obter a resina da cor que melhor convier.
8- Após a adição do corante, proceda novamente o aquecimento do sistema sob as mesmas condições descritas anteriormente.
9- Leve para bancada e sob agitação constante, inicie adição lenta de gotas de solução de ácido sulfúrico. No decorrer deste procedimento observa-se que a tonalidade da cor inicial da mistura ficará mais