Teclado capacitivo MSP430
DISPLAY
Eduardo Piaia dos Santos(1), Josimar Tumelero(2)
(1)(2) Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco, Engenharia Elétrica eduardo_piaia@hotmail.com, josymar_tumelero@hotmail.com
Resumo –Os sensores capacitivos, pelas suas características de desempenho, confiabilidade e baixo custo, estão sendo cada vez mais usados em aplicativos de baixo custo. Neste artigo é apresentado o funcionamento de um sensor capacitivo para o controle em um display LCD das funções de uma impressora. Palavras-chave - Microcontrolador, Display LCD 16x2, Toque capacitivo, MSP430 .
Abstract - Capacitive sensors, its performance characteristics, reliability and low cost, are being increasingly used in low-cost applications. This paper presents the operation of a capacitive sensor to control an LCD display of the functions of a printer.
Keyworks – Microcontroller, Display LCD 16x2, Touch capacitive, MSP430.
INTRODUÇÃO
Os sensores capacitivos operam a partir da variação da capacitância que ocorre quando tocamos numa base contendo dois eletrodos isolados, com isso tornam excelentes alternativas para controle individuais de funções que no nosso caso será o teclado capacitivo.
Por não possuírem partes móveis ou contactos, eles consistem numa excelente alternativa para microswitches e botões, tanto para controles individuais de funções como em teclados.
Conforme podemos ver na figura1, as regiões cobreadas, a placa de circuito impresso e a máscara de solda formam um capacitor. A capacitância desse capacitor é fixa, dada pelas dimensões das armaduras e dielétrico, além das características do dielétrico que é a placa de circuito impresso.
Quando colocamos ou aproximamos o dedo do sensor, capacitância desse capacitor muda e essa variação pode ser detectada e utilizada para controlar um circuito.
A capacitância típica do sensor nas aplicações práticas é da ordem de 10 pF (para um
sensor