Microorganismos e o Saneamento
Acelulares ou unicelulares, procariontes e eucariontes, são denominados de microrganismos aqueles seres cuja sua observação é possível somente com auxilio de microscópio óptico ou eletrônico. Majoritariamente danosa ao ser humano, é composto por seres patogênicos – causadores de doenças aos seres humanos – que podem ser vírus, bactérias e protozoários.
Ainda que invisíveis, de uma forma ou de outra, os microrganismos influenciam as nossas vidas e por isso a Microbiologia é uma Ciência Biológica da maior importância. No entanto, a verdade é que a maioria das pessoas só se apercebe da sua existência quando tem uma doença provocada por um desses microrganismos. Ainda assim, mesmo ignorando isso, em cada segundo das vidas são afetadas (e não só negativamente) pelo resultado da atividade microbiana.
“É um absurdo que o Brasil, que se quer incluir como uma sociedade em desenvolvimento, partícipe das grandes decisões mundiais, ainda apresente um índice tão alto de internações hospitalares por diarreias, uma doença claramente relacionada ao saneamento ambiental inadequado. Esperamos que este estudo sirva de alerta e de incentivo para que as autoridades públicas de nosso País passem a olhar o saneamento básico como agenda prioritária; e que sirva também como incentivo para a sociedade civil, para que esta demande do poder público ações efetivas para uma mudança neste triste cenário. “ Artur Timerman, infectologista e Embaixador do Instituto Trata Brasil.
Vírus Dengue A dengue é a doença viral transmitida por mosquito que mais rapidamente se espalha no mundo. Nos últimos 50 anos, a incidência aumentou 30 vezes com crescimento da expansão geográfica para novos países e na presente década, para pequenas cidades e áreas rurais. È estimado que 50 milhões de casos de infecção por dengue ocorram anualmente. Estima-se que aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas vivam em países onde a dengue é endêmica.