quimica
1.1 Companhia Pernambucana de Saneamento
O estágio foi realizado na companhia pernambucana de saneamento no Recife no período de 03/12/12 à 03/06/13.
A empresa é uma autarquia pertencente ao governo do estado de Pernambuco vinculada pela secretaria de recursos hídricos e energéticos.
A Companhia Pernambucana de Saneamento foi criada oficialmente pela lei nº 6307 em, julho de 1971, com a missão de levar água e esgotamento sanitário aos pernambucanos. Com a extinção da autarquia do fundo de saneamento de Pernambuco – Fundespe .As duas empresas de saneamento existentes: Saneamento do Recife – Saner e Saneamento do Interior de Pernambuco se tornaram – se as subsidiárias da nova empresa, que substituiria o fundo de saneamento de Pernambuco ( Fundespe). E em 1974 as organizações foram extintas e os Serviços Unificados formando assim a COMPESA. Atualmente a Companhia Pernambucana de Saneamento atende 184 municípios do estado, incluindo o distrito de Fernando de Noronha.
1.2 Estação de Tratamento de Efluentes da Cabanga
Situada no Bairro da Cabanga na região metropolitana do Recife e atendendo todo o esgoto da área sul, a unidade apresenta as seguintes Etapas de tratamento de efluentes:
Calha parshal
Gradeamento
Caixa de areia
Decantores
Distribuição
Estocagem do lodo ( caixa de reunião do lodo)
Digestão
Secagem
Queima dos gases
Figura 1- Fluxograma da ETE Cabanga
Calha Parshall: Tem a função de medir a vazão dos esgotos que chegam a estação de tratamento.
Gradeamento: Etapa na qual ocorre a remoção dos sólidos grosseiros, são constituídos de barras de ferro ou de aço paralelas, posicionadas transversalmente no canal de chegada no esgoto da estação. As grades usada na ETE cabanga são de ( 5,0cm à 10cm) São consideradas grades médias. As principais finalidades do gradeamento são: proteção dos dispositivos de transporte dos efluentes (bombas e tubulações); proteção das unidades de tratamento