Legalização da maconha
Os problemas relacionados a legalização da maconha no Brasil somam-se de forma crescente a uma ampla gama de questões sociais que exigem respostas precisas e efetivas. O debate sobre as formas de abordagem do uso da maconha no Brasil é marcado pela discussão de pontos de vista aparentemente inconciliáveis, gerando dificuldades para o estabelecimento de consenso. De um lado, quem é a favor, defende que com a legalização da maconha o Brasil ganhará, pois terá rentabilidade com a droga, sendo licita arrecadará impostos. Em contra partida, será que o Brasil está preparado para a legalização da maconha? Pois quando um país legaliza uma droga, ele tem que estar preparado para tal ato.
O Brasil possui varias drogas lícitas a várias décadas, como o álcool e cigarro que, mesmo sendo licitas no país, não a um controle do Estado referente ao uso e restrições. Uma pesquisa realizada por uma equipe do Programa Acadêmico, sobre Álcool e outras Drogas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), indica que no Brasil 35 mil pessoas morrem nas estradas dirigindo sob efeito de álcool, especialmente nos fins de semana e feriados. A estimativa coloca o Brasil entre os países com a maior taxa de mortalidade no trânsito.
Será que um país que encontra dificuldade para controlar as drogas já existentes, irá conseguir legaliza a maconha e obter uma soberania com êxito? Tendo em vista os pontos positivos e negativos da legalização da maconha, cabe a cada país juntamente com seus governos, avaliar as propostas e seguir o melhor caminho, visando o bem da população e o crescimento econômico.