filosofia
Há situações de interação pela escrita que exigem o uso da norma padrão e, nessas situações, transgredir as normas pode afetar, negativamente, a imagem do produtor do texto e até desqualificar o próprio conteúdo daquilo que se diz.
O principal objetivo das atividades apresentadas a seguir é promover reflexões sobre alguns aspectos linguísticos e textual-discursivos importantes para o funcionamento de textos de diferentes gêneros discursivos escritos públicos e formais: projetos de pesquisa, memorandos, cartas comerciais, relatórios, parecer, etc.
CONCORDÂNCIA VERBAL
As gramáticas normativas prescrevem a seguinte regra geral de concordância verbal: o verbo deve concordar com o núcleo do sujeito em número e pessoa. Vejamos um exemplo:
O valor dos aluguéis de apartamentos pequenos duplicou. I) Leia as frases abaixo e corrija-as de acordo as exigências da escrita padrão, quando for necessário.
1. Por isso não é correto se deixar influenciar pelos meios de comunicação que nos cerca.
2. Não cancelamos o carnê e após o vencimento será cobrado juros e taxas de permanência.
3. A área de pessoal e serviços decidiu que estará, automaticamente, suspenso todos os pagamentos de professores visitantes e bolsistas.
4. Informamos que está à disposição de toda a comunidade universitária, os dados de produção científica.
5. A interação entre o educador e o educando dentro dos centros educacionais nem sempre são tranquilas.
6. A relação entre estrutura e função ficam consideradas como algo instável, que reflete o caráter dinâmico de linguagem.
7. Foi comentado notícias sobre o Conselho Universitário dizendo que o estudo sobre progressão está no final.
8. A doação dos alimentos, roupas, calçados, materiais escolares, livros, brinquedos, apostilas e material de higiene e limpeza vai ser feita na sua própria sala, em caixa de coleta.
9. O preço dos remédios