legal
Nome comum: Suricate ou suricato
Nome cientifico: Suricate suricatta
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Heroestidae
Gênero: suricate
Espécie: S. suricatta
Tamanho: Comprimento do corpo: 22cm Altura quando está de pé: 26, 28cm
Peso: 720 a 730 g
Pêlo: Acastanhado
Tempo de vida: na selva pode viver 10 anos variando entre 5 e 12 anos. No cativeiro vivem até 15 anos.
Distribuição geográfica: África do sul, deserto do kalahari
Habitat: Savana e gramado, planícies secas e abertas, áreas de deserto.
Alimentação: A alimentação desses animais é composta por besouros, centopéias, minhocas, grilos, pequenos mamíferos, mariposa, pássaros, ovos, raízes e até mesmo escorpiões (os suricatos são imunes ao veneno desses animais). Principais predadores: águias e chacais Atividade: são animais diurnos.
Reprodução:
O acasalamento é precedido de pequenas “dentadas” amistosas no focinho. O macho e a fêmea que lideram o grupo têm a maioria das crias. Nascem de dois a cinco filhotes por ninhada. Na natureza, o acasalamento acontece entre outubro e abril (em cativeiro, durante o ano todo). A maturidade sexual é de aproximadamente 1 ano.
Maternidade :
Período de gestação: 11 semanas
Número de filhotes: 2 a 5
As crias nascem no interior do abrigo subterrâneo e aí permanecem durante as primeiras semanas de vida, ao cuidado de um adulto (nunca a mãe, que tem de procurar alimentar-se para conseguir amamentar). Só abrem os olhos entre 10 a 14 dias de idade e o período de amamentação dura sete a nove semanas. Quando as crias saem do abrigo, mantêm-se muito juntas e para esse fim emitem constantes “vocalizações de contacto”. A mãe ensina-os a comer incitando-as a morder os alimentos que ela segura com os dentes. No entanto, todos os elementos