Legaf

9331 palavras 38 páginas
INTRODUÇÃO

As organizações necessitam de informações oportunas e conhecimentos personalizados para efetivamente auxiliar os seus processos decisórios e a sua gestão empresarial, principalmente por estarem enfrentando um mercado altamente competitivo, globalizante e turbulento. Esse contexto reforça o relevante papel estratégico da Tecnologia da Informação (TI), que deve agregar valores aos produtos e/ou serviços da organização, auxiliando a promoção das suas inteligências competitiva e empresarial (Papp & Luftman, 1995; Meador, 1997; Toivonen,1999). É necessário, portanto, que as organizações tenham seu planejamento empresarial e da TI integrados, coerentes e com sinergia, em que as estratégias empresariais e as estratégias da TI devem estar plenamente alinhadas entre si. Porém, a realidade empresarial vem enfrentando dificuldades no alinhamento e na sinergia de seus planejamentos quando envolvem e/ou necessitam da TI e de seus recursos. Essa atividade é um desafio constante e vem consumindo muito dinheiro das organizações que se preocupam com essa questão, em que os recursos investidos em TI nem sempre dão o devido retorno aos seus investidores.

1 Tecnologia da Informação (TI)

É a área de conhecimento responsável por criar, administrar e manter a gestão da informação através de dispositivos e equipamentos para acesso, operação e armazenamento dos dados, de forma a gerar informações para tomada de decisão.

Todas as organizações - com ou sem fins lucrativos, setor privado ou público - no século XXI operam na economia digital, que é uma economia baseada em tecnologias digitais, incluindo redes de comunicações digitais (a Internet, intranets, VANs, e extranets), computadores, software e outras tecnologias de informação relacionadas, segundo Turban et al. (2007). Conforme Albertin e Moura (2004), a TI tem sido considerada como um dos componentes mais importantes do ambiente empresarial atual, sendo que as organizações têm utilizado ampla e

Relacionados

  • Teoria Geral do Processo Antonio Ada Cintra 2
    133235 palavras | 533 páginas
  • A Hist Ria Perdida E Recuperada De Jesus De Nazar Juan Luis Segundo
    255641 palavras | 1023 páginas