Exploração do trabalhador
O termo "exploração" pode significar duas coisas distintas:
O ato de utilizar algo para algum propósito. Neste caso, explorar é um sinônimo para uso.
O ato de utilizar algo de forma injusta, cruel ou egoística para sua própria vantagem. É o significado de exploração abordado abaixo.
Em política econômica, economia, e sociologia, a exploração envolve um relacionamento social persistente no qual certas pessoas são maltratadas ou usadas de maneira injusta para o beneficio de outros. Isto corresponde a um conceito ético de exploração, isto é, o tratamento do seres humanos como meio para um determinado fim — ou como meros "objetos". Em termos diferentes, "exploração" se refere ao uso de pessoas como uma fonte de recursos, com pouca ou nenhuma consideração pelo seu bem-estar.
Mais frequentemente, a palavra exploração é usada para se referir a exploração econômica; isto é, o ato de usar o trabalho de outras pessoas sem oferecer a elas uma compensação adequada. Há duas grandes perspectivas na exploração econômica:
organizacional ou exploração em "micro-nível": em grande parte pelo pensamento econômico das tradições liberais, a maioria das teorias de exploração se centralizam no poder da economia de mercado das organizações dentro do cenário do mercado. Algumas teorias neoclássicas indicam que a exploração não é baseada no poder da economia de mercado. estrutural ou exploração em "macro-nível" : teorias neo-clássicas focalizam a exploração por largos grupos da sociedade mesmo (ou especialmente) no contexto de mercado livre. Na teoria Marxista indicam a classe capitalista inteira como um entidade exploração, e ao capitalismo como um sistema baseado na