LEG - Laboratório de Ensino de Geometria
O presente trabalho traz um estudo de caso, acerca do uso do laboratório de ensino de geometria, mostrando como Kaleff tem demonstrado em seu artigo, sobre o fazer material manipulável sobre geometria.
O objeto também é de analisar como a Escola Monsenhor Hildebrando Guimarães na Cidade de Campo Alegre – AL tem trabalhado no turno matutino com Geometria em um meio concreto. Um projeto que foi realizado e que deu certo, sendo uma pesquisa e construção dos poliedros de Platão, sendo assim é interessante observar que iniciativas como essas são importantes para construção da aprendizagem significativa.
Palavras-chaves
– Laboratório de ensino de Geometria – Fazer Concreto – Aprendizagem
Do fazer concreto ao desenho em geometria, ações e atividades desenvolvidas no Laboratório de Geometria da Universidade Federal Fluminense.
Realizar um estudo sobre o uso do Laboratório de Ensino de Geometria (LEG), é analisar como se encontra o ensino de geometria nas escolas brasileiras de educação básica. A escola que visitamos foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães.
Essa temática é algo que, é de suma importância para o processo de ensino – aprendizagem de Matemática (no que tange a Geometria). Veja o que diz Ana Maria Martense Roland Kaleff:
“O LEG é um núcleo de desenvolvimento e difusão de pesquisa em educação matemática, com ênfase voltada a metodologia de aprendizagem e de ensino de geometria” (pag. 114).
Percebe-se, da necessidade do uso do LEG, para que haja completa aprendizagem, pois é fundamental o uso de ferramentas manipuláveis para que ocorra uma aprendizagem significativa. Mas, para que o LEG possa realmente ser firmado como uma ferramenta do processo ensino – aprendizagem é primordial que o professor, o mediador do conhecimento tenha o conhecimento de como manuseá-lo, bem como também já o tenha testado. O problema em relação ao LEG, não é devido