LINGUAGEM
Paralisia cerebral – Diminuição do fluxo sanguíneos no cérebro, por isso vai ter uma lesão no sistema nervoso central durante o período de maturação de desenvolvimento do SNC, doenças como toxoplasmoze, rubéola podem gerar uma desordem motora, só pode ocorre em crianças, falta de oxigenação no parto, ou bebe prematuro com o pulmão mais fraco, depois de já criança pode ocasionar quando tem meningite, convulsão, parada cardíaca etc. Problemas como comprometimento motor, mental, sensorial, emocional, social, além das alterações do desenvolvimento neuropsicomotor, é causado pela PC.
Consequência alteração de movimento que causa, comprometimento dos membros superiores, comprometimento dos membros superiores, lado esquerdo ou direito, tudo isso depende do tempo que o cérebro ficou sem oxigenação. Apresentam rigidez muscular “quebra de padrão”, outros casos tendem a hipotonia, ou seja, flacidez generalizada. As vezes pacientes com PC não controlam os movimentos dos membros ou da boca etc, então por isso as vezes eles movimentam “estranho”.
Comprometimento motor (fala), 99% das crianças com paralisia cerebral tem comprometimento articulatório. Distorção e lentidão, pois precisa de muito esforço. Movimento de braço e perna não aparece muito que tem paralisia cerebral. Em outros casos de maior comprometimento a criança acaba não conseguindo falar, não tem controle de membros e também não tem de esfíncter.
No aspecto semântico não conhece todas as coisas, a família não foi orientada ou por limitações variadas, com compreensão simples, tem que ver se a falta de compreensão é devido a lesão ou o meio em que vive, geralmente a família super protetora acaba podando essas crianças. A Coordenação motora é ruim, mesmo assim em casos ele consegue escrever, se caso ele não conseguir existe tudo computadorizado.
As alterações apresentadas determinam o atraso da criança inclusive da linguagem que estará atravessado por questões relacionadas aos déficits e estigmas