Lean
O sistema Toyota de produção, também chamado de Manufatura Enxuta ou Lean Manufacturing, surgiu no Japão, na fabrica de automóveis Toyota, depois da segunda guerra mundial. Nesta época a indústria japonesa tinha uma produtividade muito baixa e muita falta de recursos, o que impedia naturalmente de ter produção em massa. A criação da Manufatura Enxuta se deve a três pessoas: O fundador da Toyota e mestre das invenções, Toyoda Sakichi, seu filho Toyoda Kiichiro e o principal executivo o engenheiro Taiichi Ohno. O sistema objetiva aumentar a eficiência da produção pela eliminação continua de desperdício. (Ohno, 1997)
O Sistema de produção em massa desenvolvido por Frederick Taylor e Henry Ford no inicio do século XX, e predominou no mundo até a década de 90. (Ohno, 1997). Procurava reduzir os custos unitários dos produtos através da produção em larga escala, especialização e divisão do trabalho. Entretanto esse sistema tinha que trabalhar com estoques e lotes de produção elevada. No inicio não havia preocupação com a qualidade do produto.
Já no sistema Toyota de Produção, os lotes de produção são pequenos, permitindo assim, uma maior variedade de produtos. Além disso, os operadores são multifuncionais, ou seja, desenvolvem mais de uma tarefa e operam mais de uma máquina. No Sistema Toyota de Produção a preocupação com a qualidade do produto é extrema. Foram desenvolvidas varias técnicas simples, mas extremamente eficazes para proporcionar os resultados esperados, como o Kanban (Sistema de comunicação da ferramenta) e o Poka-Yoke (Dispositivo