Lean manufactoring
O que são perdas? No conceito de lean é tudo aquilo que não agrega valor à um processo.
Este sistema tornou-se popular e demonstrou a sua eficiência após a Toyota adotá-lo como seu sistema de produção, também é conhecido como Sistema Toyota de Produção ou Produção Enxuta. Existem diversas ferramentas que auxiliam a realizar uma boa execução deste método, entre elas estão o mapeamento do fluxo de valor, gestão visual,monitoramento hora a hora e 5s para enxergar os problemas, 5 porquês com avaliação, diagrama de Ishikawa e A3 para identificar as causas dos problemas e para resolver os problemas estão o desdobramento de objetivos estratégicos, KAIZEN e trabalho em equipe.
A sua aplicação não se restringe a indústrias, mas engloba todos os setores produtivos até mesmo empresas de serviços, como por exemplo uma software house, desde que se respeite as peculiaridades de cada setor e tipo de empresa. O UNIBANCO por exemplo aplicou o Lean em seus financiamentos imobiliários tendo como objetivo a diminuição do tempo para a liberação do crédito.
Este sistema não é apenas reduzir os custos, não é reduzir o esforço para o trabalho e não é somente um processo de produção, Lean é um modo de pensar.
Não se pode apenas copiar o Lean de outras indústrias, é necessário muito estudo e entendimento sobre o sistema e as adaptações que seriam necessárias para que realmente a produção da indústria em questão seja otimizada e que as perdas sejam eliminadas constantemente.
Com os argumentos apresentados é possível concluir que Lean não é somente algo a seguir mas sim uma maneira de pensar, fato que envolve mudança e quebra de paradigmas, o sistema Toyota de Produção deve ser adaptado à necessidade da empresa. Com todos os seus prós e contras, sem dúvidas é um dos método mais eficazes para redução de desperdícios para qualquer que seja o segmento de atuação da