Programa 5S
Modulo: Cultura Aeronáutica
Formador:
Formandos:
Índice
Pág.
1
Introdução
3
2
Referência Histórica
4
3
Os Conceitos 5 S
6
3.1
Seiri - Senso de Organização/utilização
7
3.2
Seiton - Senso de Arrumação
8
3.3
Seiso - Senso da Higiene
10
3.4
Seiketsu - Senso da Padronização
11
3.5
Shitsuke - Senso da Autodisciplina
12
3.6
Quadro resumo
13
4
Relação com outros conceitos
14
5
Conclusão
16
6
Bibliografia
17
1. Introdução
No percurso do módulo cultura aeronáutica tendo em vista a obtenção dos seus objetivos foi-nos solicitado o conhecimento aprofundado do programa 5S.
Sendo o programa 5S de extrema importância decidimos organizar o trabalho partindo de uma referência histórica compreendendo desde logo a contextualização com os fatores sociais e económicos dos tempos os quais foram os motores de arranque e desenvolvimento do tema abordado.
Após uma abordagem histórica iremos explicar detalhadamente com auxílio de imagens os conceitos e objetivos da metodologia utilizada no programa assim como os benefícios da sua aplicação.
Tendo em conta a importância e dimensão do tema explicaremos a relação com outras ferramentas e suas interligações.
2. Referência Histórica
Nos Estados Unidos, depois da Segunda Guerra Mundial, apareceram várias teorias de manutenção preventiva e produtiva. O Japão encontrava-se com sérios problemas económicos, a ocupação norte-americana contribuiu para reforçar a posição dos trabalhadores nas negociações de condições mais favoráveis de emprego. Assim, nos anos 50 os japoneses retomaram as ideias da administração clássica de Fayol (gestão administrativa) para renovar sua indústria.
Os fundadores da Toyota, Taiichi Ohno (1913-1990) Shingeo Shingo (1909-1990) e Eiji Toyoda (1913-2013) estudaram o trabalho de Deming nomeadamente, como melhorar o projecto, qualidade do produto através de vários métodos, incluindo a aplicação de métodos estatísticos, para criar