Lean manufactoring
Ou
Produção Enxuta
INTRODUÇÃO
Nas empresas são comuns as estratégias de produção não estarem alinhadas com o plano de negócio, o que acarreta em perda na comunicação entre os setores e ocasionando nas organizações perda da eficiência, da eficácia e dos lucros, e conseqüentemente as metas muitas vezes não serão alcançadas. Este trabalho destaca a necessidade da implantação dos conceitos de produção enxuta, demonstrando as dificuldades encontradas pelo empreendedor na execução do projeto. Para o sucesso prático dos trabalhos é necessário a capacitação do pessoal participante da cadeia produtiva, uma vez que, aumenta e acelera a expectativa de retorno sobre o investimento. O trabalho propõe-se a analisar a implementação das práticas do “Lean Manufacturing”, ou como queiram manufatura enxuta.
Na ultima década, o conceito de produção enxuta passou a fazer parte do vocabulário dos gestores das maiores e mais importantes empresas do mundo. A manufatura enxuta ou “Lean Manufacturing” é baseado no Sistema Toyota de Produção, surgido no Japão após a Segunda Guerra Mundial. Sistema este criado, como uma alternativa ao sistema de produção em massa, desenvolvido pelas montadoras de carros norte americanas, representadas principalmente pela Ford. Os japoneses, que no pós-guerra, apresentavam um profundo déficit econômico, não tinham como produzir de forma semelhante à escala americana.
Porém os japoneses gostariam de oferecer diversos e variados modelos de carros, conforme as expectativas apontadas pelos clientes, combinando as vantagens da produção artesanal (variedade e customização) aos preços acessíveis para o consumidor final (produção em massa).
Os engenheiros da Toyota, que visitaram a fábrica da Ford nos Estados Unidos, concluíram que a produção em massa não seria viável para a indústria automobilística japonesa, e desenvolveram um processo de produção, que em curto prazo, promoveria uma quebra dos