Lean Introducao
Filosofia Lean: introdução
Um breve histórico
Após a Segunda Guerra mundial, o Japão ainda era um país muito fechado para o resto do mundo quando Taiichi Ohno, então gerente de produção da Toyota, foi enviado aos EUA para adquirir knowhow das principais indústrias automobilísticas.
Gestão para aumento de produtividade e redução de custos
Porém, a maior preocupação de Taiichi Ohno eram as grandes diferenças culturais, educacionais e financeiras entre o Japão, país perdedor da guerra e os EUA, o vencedor.
Foi então que, visitando um supermercado nos EUA, ele aprendeu um dos conceitos que mais tarde seria o ponto de partida do Sistema Toyota de Produção (STP): o kanban ou produção puxada pela demanda que, ao contrário dos demais ensinamentos, poderia ser facilmente entendido por todos na empresa, e rapidamente difundido: do porteiro ao presidente.
Daí foram vários anos desenvolvendo o sistema internamente e junto aos fornecedores, em uma demonstração de grande firmeza de propósito e disciplina.
No início da década de 1980, já começava a ficar em evidência o chamado “milagre japonês”, que caracterizou-se por um grande reposicionamento das marcas no mercado internacional - de produtos copiados e de baixa qualidade nas décadas de 1960 e 1970, para produtos de altíssima confiabilidade e com preços competitivos nas décadas seguintes.
No início da década de 1980, a IMAM Consultoria traz para o
Brasil, com o aval de Taiichi
Ohno, o conceito do Sistema
Toyota de Produção com a denominação de “Produção
JIT” (just-in-time) e inicia uma grande divulgação na indústria brasileira com a implementação do sistema em diferentes segmentos de mercado e portes de empresas, porém com forte resistência, principalmente nas grandes montadoras americanas e alemãs.
J.M. Banzato com o CRIADOR do sistema
KANBAN de Manufatura Sr. TAIICHI OHNO, e
Reinaldo A. Moura – JAPÃO 8 SET 1986
41ª
A partir de meados da década de 1990, acontece a grande rendição do mercado