Le chatelier
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO NÚCLEO UNIVERSITÁRIO DE SÃO MIGUEL DO GUAMÁ CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
PRINCÍPIO DE LE CHATELIER
São Miguel Do Guamá
2013
Ana Paula Gonçalves
Bianca Pires
Heyder Rafael
Lucyvan Ferreira
PRINCÍPIO DE LE CHATELIER
Trabalho apresentado á disciplina Temas de Química II, ministrada pelo professor Ronilson, como requisito para obtenção de nota para a 2ª Avaliação.
São Miguel Do Guamá
2013
Em 1884 o cientista francês Henri Louis Le Chatelier enunciou um princípio geral conhecido pelo nome Principio de “fuga ante a força”, ou simplesmente, princípio de Le Chatelier, que defendia a teoria de que quando se exerce uma ação num sistema em equilíbrio (variação de pressão, temperatura, concentração), o sistema se desloca no sentido da reação que neutraliza esta ação.
Nos sistemas que atingiram o equilíbrio químico, as reações opostas (direta e inversa) ocorrem em velocidades iguais, portanto, qualquer mudança que altere a velocidade de uma das reações causa a perturbação desse equilíbrio, assim, o Princípio de Le Chatelier propicia um meio de prever a influência que os fatores perturbadores têm sobre os sistemas em equilíbrio, sendo válido para todos os tipos de equilíbrios: dinâmicos, físicos, iônicos, bem como os químicos. Essas perturbações que desordenam o equilíbrio químico ocorrem devido a variações de concentração, de pressão e de temperatura. 1. Variação de concentração
Pelo Princípio de Le Chatelier, quando se aumenta a concentração de uma das substâncias, o equilíbrio se desloca no sentido da reação em que essa substância se transforma; e quando se diminui a concentração de uma dessas substâncias, o equilíbrio se desloca no sentido da reação em que esta substância se forma. Consideremos a hipótese de reação:
A + B → C + D
Nesse caso, um aumento na concentração de A deslocará o equilíbrio para a direita. A e B serão consumidos