Inês freire
2 - Considerações - suas considerações a respeito dos temas abordados anteriormente, incluindo o papel da avaliação no processo ensino aprendizagem. Como vimos anteriormente, Paulo Freire em Pedagogia da autonomia, nos mostra uma concepção de educação bastante interessante, pois diz que o professor em sua prática docente deve levar a sério sua formação a ponto de comprometer-se com o ensino-aprendizado de seus alunos, de maneira a não somente transferir conhecimentos, mas sim criar possibilidades para a produção e construção desses conhecimentos.
O professor deve passar segurança aos seus alunos, para tal, o docente deve estar sempre estudando como forma de se atualizar, ou seja, é preciso conhecer o que não se conhece. Freire mostra a necessidade de segurança, do conhecimento e da generosidade do educador para que tenha autoridade, competência e liberdade na condução de suas aulas.
O docente deve respeitar a autonomia e a identidade do educando, devendo estimular os alunos a desenvolverem suas capacidades, mostrando a realidade tal como ela é, pois somente dessa forma que o aluno se tornará um ser pensante e crítico capaz de mudar sua própria realidade. Freire constata as diferenças de forma de tratamento às pessoas em relação ao seu nível social. Educar é também respeitar as diferenças sem discriminação, pois esta é imoral, nega radicalmente a democracia e fere a dignidade do ser humano. Qualquer forma de discriminação deve ser rejeitada. Aborda alguns conceitos que são necessários para o desempenho do bom ensino tendo por consequência maior aproveitamento no aprendizado. A ética, o bom senso, a responsabilidade, a coerência, a humildade, a tolerância