Lazer na terceira idade
A população brasileira vem passando por um processo de envelhecimento, em função da melhoria das condições de saúde e do conseqüente aumento da expectativa de vida. No entanto, muitas vezes o processo de envelhecimento é acompanhado pelo declínio das capacidades físicas e cognitivas dos idosos, de acordo com suas características de vida. Dados atuais demonstram que a população com mais de 60 anos é a que mais cresce proporcionalmente em nosso país e calcula-se que até 2025 15% da população total sejam de idosos sendo esta, segundo a Organização Mundial de Saúde, a sexta maior população de idosos do mundo com um número absoluto de 32 milhões de idosos em nosso país. Assim, este trabalho adota a proposta de pesquisar e analisar o lazer na vida das idosas que compõe a pastoral da terceira idade do município de Candiba-ba.
2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Este estudo surgiu da necessidade de investigar a importância do lazer na vida do idoso sob o olhar de terapia ocupacional. As marcas da velhice como a falta de atividades, solidão e as doenças são os motivos que levam os idosos a freqüentarem as atividades de lazer e recreações desenvolvidas pela pastoral da terceira idade e pelos projetos desenvolvidos pelos profissionais do CRAS do município, num momento de Convivência para a Terceira Idade.
3. OBJETIVOS:
3.1 Objetivo Geral:
• Analisar a importância acerca da participação em atividades de lazer nos grupos de Terceira Idade.
3.2 Objetivos Específicos:
• Identificar os benefícios da área de lazer na vida dos idosos;
• Sensibilizar a sociedade e as famílias para a importância da vida prazerosa, nas atividades lúdicas redimidas pelo grupo de idosas;
• Discutir sobre a inserção do Idoso em atividades físicas e recreativas para uma