Lazer na terceira idade
relacionamentos pessoais
teorias do contato social e do apoio social
“(...) Os adultos em envelhecimento mentem seus níveis de apoio social identificando os membros de seu circulo social que podem ajuda-los e afastando-se daqueles que não lhes dão apoio. (...)
(...) Uma explicação ligeiramente diferente das mudanças no contato social vem da teoria da seletividade socioemocional (...) os adultos mais velhos escolhem estar com as pessoas e nas atividades que atendem às suas necessidades emocionais mais imediatas. (...)
(...) Portando, mesmo que os adultos mais velhos tenham círculos sociais menores do que os jovens adultos, tendem a ter relacionamentos muito próximos e ficar mais satisfeitos com aqueles que tem, (...) exceto quando se trata de adultos mais velhos deprimidos ou incapacitados cognitivamente.” (p. 695)
a importancia dos relacionamentos sociais
“(...) Os relacionamentos sociais e a saúde andam de mãos dadas. De fato, o contato social parece prolongar a vida. Em um estudo longitudinal de dez anos sobre 28.369 homens, os mais isolados eram 53% mais propensos a morrer de doença cardiovascular do que os mais conectados socialmente, e mais de duas vezes propensos a morrer por acidentes ou suicídios. Do mesmo modo, os adultos mais velhos com amplas redes de contato social e contatos sociais frequentes tem menos tendência a experimentar declínio cognitivo. (...)” (p.695)
relacionamentos consensuais
casamento de longa duraçao
“(...) Os casais que ainda estão juntos na terceira idade são mais propensos que os da meia idade a descrever seu casamento como satisfatório, e muito dizem que ele melhorou. Em razão crescente dificuldade em obter o divorcio, nos últimos anos, os conjunges que permanecem juntos em idade avançada tendem a ter solucionado suas diferenças e a ter chegado a acomodações mutuamente satisfatórias. Com o fim da criação dos filhos, os conjunges tendem a se tornar uma fonte de prazer compartilhado e