Lazer, jogo e a criança: uma união que ainda vive.
LAZER, JOGO E A CRIANÇA: UMA UNIÃO QUE AINDA VIVE.
RESUMO: O seguinte trabalho é de caráter bibliográfico, onde aborda muitos conceitos de variados autores. Tende a mostrar como o lazer aliado aos jogos e brincadeiras na infância são importantes para a formação de um ser humano muito melhor. Para a realização do mesmo se fez de varias leituras de materiais impressos e virtuais, enfatizando sempre os aspectos relacionados ao lazer. Com certo destaque para Nelson Carvalho Marcellino, em sua obra "Estudos do Lazer, uma introdução", os se encontra diversas discursões sobre o estudo desse tema Lazer. Através desta pesquisa percebeu-se que se utilizando dos jogos e brincadeiras de maneira lúdica as crianças tende-se a desenvolver o lazer de maneira criativa e interessante.
PALAVRAS-CHAVE: Lazer, Jogos, Crianças
O QUE É O LAZER?
Em meados do século XXI, na sociedade contemporânea podemos perceber que a conceituação de lazer é frequentemente propagada diante de diversos modos e situações cotidianas. Dessa forma o lazer é vivenciado de diversas formas, demonstrando assim uma gama números de formas para vivencia-lo. Para Camargo (1989), lazer é um conjunto de atividades gratuitas, prazerosas, voluntárias e libertadoras, centradas em interesses culturais, físicos, manuais, intelectuais, artísticos e associativos, realizado num tempo livre roubado ou conquistado historicamente sobre a jornada de trabalho profissional e doméstico e que interferem no desenvolvimento pessoal e social do indivíduo. Marcellino, quando fala de lazer diz “que se trata de um termo carregado de preconceitos, movidos por um pretenso caráter supérfluo dessas atividades contrapondo-se à nossa situação socioeconômica...” e esse tema é carregado muitas vezes de coisa de quem não tem o que fazer.
2
Muitas pessoas afirmam que o lazer se trata de utilizar o tempo livre para se dedicar a qualquer atividade que lhe gere uma satisfação, não importando ela qual for, sendo assim ela é