Quimica - is not my
Material necessário: amostra de um sólido insolúvel (bolinhas de chumbo), balança, água destilada, picnómetro de sólidos e papel absorvente.
Procedimento: 1 – Mede-se a massa, m, da amostra sólida. Regista-se o seu valor. 2 – Enche-se o picnómetro com água destilada, evitando a formação de bolhas de ar. 3 – Mede-se a massa, M, do picnómetro cheio de água, com o sólido ao lado. Regista-se esse valor. 4 – Introduz-se a amostra sólida dentro do picnómetro. 5 – Limpa-se o picnómetro com papel absorvente e mede-se a massa, M’, do picnómetro com água e sólido. 6 – Calcula-se a massa, m’, da água deslocada pelo sólido: m’ = M – M’ 7 – Calcula-se a densidade relativa do corpo, atendendo a que a água deslocada tem o mesmo volume da amostra sólida: d = m/m’
Problema 2: Determinação da densidade de um sólido insolúvel usando o método indirecto
Material necessário: amostra de um sólido insolúvel (chumbo), balança, proveta e água destilada.
Procedimento: 1 – Mede-se a massa, m, da amostra sólida. Regista-se o seu valor. 2 – Mede-se o volume, V, do corpo por deslocamento de água. Volume(corpo) = Volume(água + corpo) – Volume(água)
3 – Calcula-se a densidade da amostra sólida pela expressão: ρ = m/V
Problema 3: Determinação da densidade relativa de um líquido usando o método do picnómetro.
Material necessário: amostra de um líquido (água), balança, picnómetro de líquidos.
Procedimento: 1 – Mede-se a massa, m, do picnómetro vazio. Regista-se o seu valor. 2 – Enche-se o picnómetro com o líquido em estudo. 3 – Mede-se a massa, M, do picnómetro cheio de líquido. Regista-se esse valor. 4 – Lê-se a capacidade, V, do picnómetro. 5 – Calcula-se a densidade do líquido atendendo a que: ρ = (M – m)/V 6 – Calcula-se a densidade relativa do líquido d = ρ/ρ’, sendo ρ’ a densidade da água a 4°C (1,00 g/cm3).
Problema 4: Determinação da densidade relativa de um