Resenha do livro a revolução dos bichos
O livro A revolução dos Bichos é uma metáfora da Revolução Russa de 1917, nessa época a Rússia tinha uma grande massa de camponeses e operários trabalhando muito e ganhando pouco, como na granja do Solar que era comandada pelo Sr Jones que bebia muito e maltratava os animais que seria o Czar Nicolau II que vacilava em decisões importantes, que fez com que ele fosse visto como fraco e contraditório, desagradando o povo que queria uma liderança menos opressiva, que levou a manifestações populares e o fizeram renunciar.
O porco Velho Major teve a idéia da Revolução relatada nesse discurso feito para os animais da granja.
““ Então, camaradas, qual é a natureza desta nossa vida? Enfrentemos a realidade: nossa vida é miserável, trabalhosa e curta. Nascemos, recebemos o mínimo alimento necessário para continuar respirando, e os que podem trabalhar são exigidos até a última parcela de suas forças; no instante em que nossa utilidade acaba, trucidam-nos com hedionda crueldade.
Nenhum animal, na Inglaterra, sabe o que é felicidade ou lazer, após completar um ano de vida. Nenhum animal, na Inglaterra, é livre. A vida do animal é feita de miséria e escravidão: essa é a verdade, nua e crua. “Será isso, apenas, a ordem natural das coisas? Será esta nossa terra tão pobre que não ofereça condições de vida decente aos seus habitantes? Não, camaradas, mil vezes não! O solo da Inglaterra é fértil, o clima é bom, ela pode dar alimento em abundância a um número de animais muitíssimo maior do que o existente. Só esta nossa fazenda comportaria uma dúzia de cavalos, umas vinte vacas, centenas de ovelhas --vivendo todos num conforto e com uma dignidade que, agora, estão além de nossa imaginação. Por que, então, permanecemos nesta miséria? Porque quase todo o produto do nosso esforço nos é roubado pelos seres humanos. Eis aí, camaradas, a resposta a todos os nossos problemas. Resume-se em uma só palavra --Homem. O