Lazer Ativo: modelo conceitual e ações para a promoção de estilos de vida saudável no setor industrial
Lazer Ativo: modelo conceitual e ações para a promoção de estilos de vida saudável no setor industrial
Markus Vinicius Nahas
Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC
Mauro Virgílio Gomes de Barros
Universidade de Pernambuco- UPE
Elusa Santina Antunes de Oliveira
Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC
Silvio Aparecido Fonseca
Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC
Frente ao contexto em que se vive atualmente, promover estímulos de vida saudáveis passou a ser uma estratégia central de saúde pública e das organizações em âmbito mundial, pela constatação de que nosso jeito de viver determina, em grande parte, quanto e como vivemos.
Saúde e qualidade de vida no mundo contemporâneo
Nem o mais inventivo dos homens, no início do século passado, anteciparia o que veio a ser o modus vivendi no mundo atual.
O século passado será lembrado pelas revoluções demográficas sem precedentes, que mudaram o cenário humano mundial. O crescimento populacional e o aumento da expectativa de vida média tiveram fator significante na extensão da vida profissional, a ponto de ultrapassar, muitas vezes, a própria existência das empresas.
Observou-se séries históricas de mortalidade disponíveis para as capitais brasileiras, referente ás décadas de 1930 e 1990, indicando que a proporção de mortes por Doenças crônico degenerativas ou doenças e agravos não transmissíveis (DANT) aumentou em mais de três vezes nesse período (BARRETO & CARMO, 1998).
Visando à promoção de uma vida mais saudável, a OMS divulgou o relatório de um estudo detalhado sobre a saúde no mundo, destacando-se por sua gravidade, os problemas decorrentes do consumo (pelo excesso ou escassez) mas questões ambientais e os problemas decorrentes de comportamentos não saudáveis (ou de risco).
Alimentação inadequada, a inatividade física e o tabagismo tiveram maior abrangência e destaque (OMS, 2002,2004,2005).
Nos últimos cem anos, os avanços científicos e tecnológicos no campo da