Layout
No mundo atual as empresas devem ser competitivas para poder alcançar e permanecer numa posição sobre-saliente. Para isso, é importante ser eficiente em todos os processos internos e externos da mesma. Para alcançar a eficiência, especificamente na área de produção existem ferramentas que permitem o possibilitam a empresa a se tornar mas produtiva.
Layout é uma palavra inglesa, muitas vezes usada na forma portuguesa "leiaute", que significa plano, arranjo, esquema, design, projeto. No âmbito empresarial, o layout pode ser sinônimo de "arranjo físico", ou seja, o modo como estão organizados os equipamentos, máquinas, ferramentas, produtos finalizados e mão de obra dentro da empresa. Um bom layout pode ter um efeito na produtividade da empresa, podendo também reduzir os custos (por significar menos desperdícios) e perda de tempo. Nos setores de produção, fabricas é importante determinar o tipo de layout que vão implementar para assim otimizar o processo de produção. Existem diferentes tipos de layout, neste trabalho identificaremos, analisaremos e diferenciaremos dois dos tipos de layout, que são o layout de linha e o layout de posição fixa.
Layout de posição fixa
Este tipo de layout tem como característica que a produção é por projeto. Implica uma distribuição das instalações para que os recurso necessários e a produção convirjam ao produto. Este, permanece fixo e as maquinas se acercam, já que o produto é grande e pesado. O produto permanece em uma soa localização durante a maioria do tempo de fabricação. Esta disposição geralmente se configura como círculos concêntricos ao redor do produto ou a obra. Segun Krajewski e Ritzman (1999), este tipo de layout é comumente utilizado na montagem de aviões, navios, construção civil, ou seja, quando o produto é particularmente volumoso ou de difícil movimentação.
Vantagens:
Mínimo movimento de materiais.
Alta flexibilidade.
Centros de produção independentes.
Desvantagens:
Alto