141005251674
2354 palavras
10 páginas
DESIGUALDADE SOCIAL? Abel Aquino
Pergunta: Como conviver com a desigualdade social?
Essa pergunta imposta aos examinandos do ENEN- 2007, subentende uma complexa concepção da sociedade que precisamos, primeiramente, concordar ou discordar, ou seja nessa pergunta já embutiram uma concepção inteiramente questionável da realidade social . Os estudantes, possivelmente, não aprenderam a pensar nas interrelações de causa e efeito dos agentes sociais. Portanto o tema é complexo e capcioso na medida em que desafia o examinando a se posicionar frente a uma questão já aparentemente ou ideologicamente definida.
Levando em conta que nosso sistema educacional está fatalmente contagiado por ideologia exótica de igualitarismo baseado na expropriação de quem tem para dar a quem não tem, não espanta ao bem informado a astuta pregação que acompanha esse tema tão mal formulado. De qualquer forma podemos e devemos encarar essa questão até porque seria covardia não defender as mentes dos adolecentes sobmetidos a tamanha lavagem cerebral sem um ái da nossa parte.
E o primeiro passo é desconstruir essa pergunta.
Portanto vou duvidar e fazer uma pergunta simples: Existe mesmo desigualdade social?
E se existe o que é?
É o fato de uma sociedade possuir membros que são ricos e outros que são pobres?
Mas o que é ser rico?
E o que é ser pobre?
Rico é aquele que possui muitos bens e tem uma renda alta?
E ser pobre é não ter bens ou ter poucos bens e renda baixa?
Pelo critério de renda ou de padrão de vida só consigo fazer uma constatação: o rico é rico por que tem alta renda e o pobre é pobre porque tem baixa renda.
Mas por que essa diferença de renda? Posso dizer que é porque o rico tem mais estudos, tem formação superior e o pobre mal frequentou os primeiros anos escolares. Parece que aí temos uma explicação. O rico tem habilidades, conhecimentos, informações que vende por um bom preço no mercado. E o pobre não tem o que vender ou o que vende não tem muito valor; é um