layout
Nome dos acadêmicos: Paulo Airton Costenaro Bordinhão,
1. Introdução A tecnologia esta mudando a concepção do uso do espaço. Hoje, a maioria das empresas tem refletido o organograma no planejamento de layout, pois uma estrutura departamentalizada por atividade requer esse tipo de organização. Ela mantém os recursos humanos, materiais e tecnológicos agrupados no mesmo território, facilitando a supervisão e o controle. Este artigo tem o objetivo de mostrar a importância de escolher o layout ideal devido à exigência no mercado competitivo com observações e estudos. Mostraremos que o layout tem uma gama de diversificações que poderão ser implantados individualmente ou com mixagem de vários tipos, assim atingindo todos os resultados esperados.
2. Desenvolvimento Teórico O layout corresponde ao arranjo dos diversos postos de trabalho nos espaços existentes na organização, envolvendo, além da preocupação de melhor adaptar as pessoas ao ambiente de trabalho, segundo a natureza da atividade desempenhada, a arrumação dos moveis, máquinas, equipamentos e matérias primas. Observa-se que o estudo de layout não pode ser desenvolvido com base em pressuposições, opiniões e considerações do tipo "eu acho que; assim fica bom...".
O motivo reside no fato de: a probabilidade, altamente positiva, que o uso da tecnologia específica permite; e o gerente responsável pelo estudo não ser um especialista do espaço físico, dependendo de anotações técnicas de outros ramos do saber. Por todos os motivos, é recomendável que os gerentes procurem conhecer técnicas mínimas de engenharia e arquitetura e jamais desprezem subsídios advindos de profissionais de ambas as áreas. Haverá momentos no qual a contratação de profissionais especializados será uma exigência, cabendo ao gerente somar informações a respeito da movimentação de pessoas, papéis, tipo de mobiliários, equipamentos etc.
3. Objetivo
-Aproveitamento racional do