Layout Industrial
LAYOUT INDUSTRIAL
Santa Cruz do Sul, 24 de junho de 2013 SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 2
2. DESENVOLVIMENTO 3
3. CONCLUSÕES 5
4. BIBLIOGRAFIA 6
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho, relata o estudo sistemático que procura uma ‘’combinação ótima’’ das instalações industriais, as quais são usadas para a produção, dentro de um espaço disponível. Planejar o arranjo físico é definir onde colocar todas as máquinas, equipamentos, instalações e pessoal da produção.
As técnicas de análise e melhoria de layout estão cada vez mais sendo empregadas no mercado, com o objetivo de ajustar os processos produtivos, de forma mais eficiente e otimizada, dando prioridade em minimizar os investimentos. O layout tem uma grande importância no processo de produção, onde por sua vez, pode aumentar a flexibilidade e a produtividade da produção.
De acordo com Seack ET AL. (1996), o arranjo físico de uma operação produtiva preocupa-se com a localização física dos recursos de transformação. O presente trabalho descreve também os tipos de layouts existentes, com suas aplicações, vantagens e desvantagens com a finalidade de analisar e propor melhorias em layouts de processo nas indústrias, com base no fordismo. ...a chave para atingir os objetivos da organização consiste em determinar as necessidades e os desejos dos mercados-alvo e satisfazê-los mais eficaz e eficiente que os concorrentes. Kotler (1993)
2. DESENVOLVIMENTO
A análise e as melhorias de layout permitem reduzir o tempo de processo e a movimentação da matéria prima dentro do processo produtivo, pela qual a produção ocorra de forma linear, sem grandes e desnecessários deslocamentos.
As análises de layout são ferramentas que poderiam ser utilizadas para aumentar a flexibilidade