Lavanderia
Com a inserção da mulher no mercado de trabalho, os trabalhos domésticos tendem a ser cada vez mais terceirizados, criando assim um maior espaço para as pequenas empresas de prestação de serviços do ramo de lavanderia, por exemplo. Tendo em vista que a atividade de lavar roupas demanda muito tempo e as famílias hoje não dispõem de horas vagas para o lazer, a procura por este tipo de serviço só tende a aumentar consideravelmente.
Além disso, a rotina mais atribulada das pessoas, a quase extinção da profissão de lavadeira, a maior presença de homens que moram sozinhos e as áreas das lavanderias residenciais cada vez menores são realidades que fazem com que este tipo de negócio seja cada vez mais procurado. Com isso, o hábito norte-americano de levar roupas para serem lavadas e passadas em lavanderias começa a se tornar cada vez mais comum no Brasil. Ou seja, o conceito de que somente roupas especiais vão para lavanderias está diminuindo.
Os serviços prestados pelas lavanderias, além de práticos, representam uma economia no orçamento doméstico, redução de uso de energia elétrica, além de minimizar o desperdício de água.
No ramo da lavanderia, é imprescindível a definição e fidelidade ao segmento escolhido para atuação. De modo geral, existem dois segmentos básicos: o industrial e o domiciliar. É classificada como industrial a lavanderia que atende a restaurantes, hotéis, motéis, flats, condomínios residenciais e uniformes industriais e como domiciliar a lavanderia que atende ao público em geral.
Contudo, as lavanderias constituem um segmento bem mais diferenciado do que se imagina, elas podem ainda atingir outros públicos como é o caso das lavanderias hospitalares e hoteleiras.
Relacionando-se a atividade de lavanderias ao tema de sustentabilidade socioambiental, um dos principais impasses a ser resolvido pelas lavanderias é o consumo elevado de energia, devido à grande quantidade de energia elétrica e água consumida. Além disso, detergentes e