Libras
Campus Alibert
Curso de Pedagogia 1º Semestre
Disciplina: Libras
NOME DA ALUNA: PAULA ELIAS AQUINO DA SILVA
RA: 5212953458
São Caetano do Sul
2012
FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO CAETANO DO SUL
Atividade de Autodesenvolvimento - Aula-tema 3
Trabalho apresentado pela aluna do curso de Pedagogia como parte dos requisitos para o complemento da Disciplina LIBRAS Orientadora: Ana Lucia Fernandes Chavare
São Caetano Do Sul
2012
INTRODUÇÃO
A Língua de sinais é a língua universal dos surdos, onde a comunicação é feita através de sinais com as mãos, expressão corporal e expressão facial.
Em primeiro lugar se aprende Língua de Sinais, sendo a sua língua materna, para depois aprender a Língua Portuguesa escrita.
Os sinais são utilizados para facilitar a comunicação entre as pessoas com surdez nos centros urbanos e é usada por grande parte dos surdos.
A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é diferenciada em cada cidade do país, pois depende dos “Sotaques” de cada cidade e também cada país tem os seus sinais.
No ambiente escolar é necessário um tradutor interprete para facilitar a comunicação entre o professor e o aluno com surdez.
As pessoas que usam os sinais podem conversar sobre qualquer assunto, política, esportes, fazer poemas e muito mais.
Tradução dos seguintes sinais:
[pic]
Resposta: Namorar
[pic]
Resposta: Irmã
[pic]
Resposta: Filho
Conclusão
Para facilitar à inclusão do surdo na sociedade as pessoas, no caso os ouvintes, deveriam se aprofundar no assunto e desde cedo aprender os sinais.
Nas escolas, LIBRAS deveria ser matéria obrigatória, desta maneira também contribuiria na inclusão, pois todos os ouvintes saberiam se comunicar com os surdos através dos sinais.
Em