Laudo Técnico
RELATÓRIO: Poluição dos solos por Resíduos perigosos e radioativos
Professor orientador:
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA – IFTO
CURSO: CONTROLE AMBIENTAL – 2013/1
DISCIPLINA: POLUIÇÃO AMBIENTAL
RELATÓRIO: Poluição dos solos por Resíduos perigosos e radioativos
Integrantes:
Alvorada/To
01/2013
Introdução:
A poluição do solo é definida como a adição ao solo, de materiais que podem modificar qualitativa e quantitativamente as suas características naturais e utilizações.
A maioria dos resíduos sólidos provenientes de aglomerados urbanos (lixo, esgoto) e de atividades industriais e agrícolas, ainda é depositada no solo sem qualquer controle e tratamento.
Eles contaminam facilmente solo e lençóis freáticos, além de produzirem gases tóxicos, que também provocam efeitos ambientais graves, como chuva ácida, efeito estufa,... Por exemplo, o metano produzido pela decomposição anaeróbica de lixo e esgoto pode se acumular em bolsas no solo, causando risco de explosão.
O solo pode ser estudado por suas características físicas, químicas e biológicas, com o objetivo de conhecermos suas propriedades e utilizá-lo no atendimento das necessidades humanas sem degradar o ambiente.
Objetivo: Mostrar os principais poluentes do solo e ressaltar que a responsabilidade pela preservação do solo é de todos nós.
Importância:
A poluição do solo e do subsolo consiste na deposição, disposição, descarga, infiltração, acumulação, injeção ou aterramento no solo ou no subsolo de substâncias ou produtos poluentes, em estado sólido, líquido e gasoso. Começaremos apresentando os conceitos de solo, em seguida abordaremos os tipos de poluição dos solos, causas, consequências e possíveis tratamentos.
Natural
Não associada à atividade humana, pode dar-se por meio de: – erosão;
– desastres naturais (inundações, terremotos,