Laudo Pericial de Avaliação de Insalubridade
Processo nº 302-2013-21-80
Reclamante: ******************
Reclamada: *******************
1. DA IDENTIFICAÇÃO
Aos, 15 dias do mês de novembro de 2013, compareci à empresa denominada Autopeças LTH, situada na cidade do Rio de Janeiro – RJ, objetivando realizar perícia técnica para avaliação ambiental do local onde laborava o reclamante.
Os trabalhos de coleta de dados foram acompanhados pelo Dr. José da Silva, Engenheiro de Segurança do Trabalho e assistente técnico indicado pela reclamada Maria de Souza Carvalho, sendo que o reclamante não indicou assistente técnico. Foram utilizados os métodos de análise qualitativa e quantitativa, por meio de verificação física in loco e de utilização instrumental específica pude avaliar o que posso relatar.
2. DA FUNÇÃO E PERÍODO DE TRABALHO
O reclamante laborou para a reclamada no período de 20 de abril à 20 de outubro de 2013, tendo desempenhado a função de Soldador.
O reclamante argumentou que estava exposto ao calor excessivo e ficava com dores de cabeça, tonturas e dificuldades de concentração.
3. DO LOCAL DE TRABALHO
O reclamante laborou no setor de soldagem que consiste em um galpão com iluminação e ventilação natural contendo máquinas e equipamentos.
4. DAS ATIVIDADES
A atividade do reclamante, no período que laborou no processo de soldagem, consistia em:
● Unir e cortar peças
● Preparar equipamentos e acessórios a serem soldados
● Manutenção das peças e equipamentos
5. DOS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
A reclamada apresentou o Termo de Fornecimento de EPI, que fora fornecido. Óculos de proteção, máscara, luvas, avental e sapatos apropriados.
Considerando o fornecimento acima descritos, eu, como assistente técnico posso concluir que: o reclamante estava exposto em condições de insalubridade ao agente nocivo calor, sendo este neutralizado pela ventilação natural do ambiente, assim como os demais agentes que também estavam sendo neutralizados