Lauda Conversando sobre a Ética
Curso de Psicologia – 2º período – Noturno
O Porquê da Ética Diante de um amigo em perigo devo ajudá-lo, mesmo correndo riscos? Ou então, quando um amigo está se “afundando” em drogas, posso e devo “me intrometer” em sua vida, ou cada um “sabe o que faz”, e devo me manter indiferente? Haveria algum caso em que seria certo atravessar um sinal vermelho? Em que casos insto seria absolutamente incorreto? Frente ao problema dos menores abandonados ou da corrupção no mundo político e econômico, devo tomar algumas atitudes ou simplesmente manter-me alheio a estas coisas e cuidar dos meus interesses? Respostas a este tipo de questão vão determinando o rumo e os passos concretos das nossas vidas.
Moral e Ética (...) como sinônimos ou, quando muito, a ética é definida como o conjunto das práticas morais de uma determinada sociedade, ou então os princípios que norteiam estas práticas. O conceito ética é usado aqui para se referir a teoria sobre a pratica moral. Ética seria então uma reflexão teórica que analisa e critica ou legitima os fundamentos e princípios que regem um determinado sistema moral (dimensão pratica).
Ética e Condição Humana Para entendermos melhor isso devemos começar a nossa analise com o próprio ato de se fazer a pergunta: “Que devo fazer?”. Esta pergunta mostra que os seres humanos não nascem geneticamente pré-programados. O fato de não saber como agir numa determinada situação nos mostra que, diferentemente de outros animais, os seres humanos são seres são inacabados, isto é, não são determinados pela natureza. Tampouco somos seres predestinados, isto é, determinados pelo destino ou por Deus(es). Se o fôssemos, agiríamos instintivamente e não faríamos este tipo de pergunta. Por isso é que cada um, ou cada grupo social, cria respostas e soluções diferentes para perguntas e problemas semelhantes.
Indignação Ética (...) Ela nos mostra uma importante diferença entre o ser e o dever-ser. Só quando