laterização
Podemos descrever a Laterização como sendo o surgimento de uma crosta ferruginosa no solo. Essa crosta se forma a partir da decomposição das rochas juntamente com a precipitação dos óxidos e hidróxidos de ferro.
Esse processo pode acontecer bastante quando são feitas queimadas de florestas, pois depois que as árvores são removidas não há mais proteção do solo contra as chuvas. O estabelecimento de agropecuária extensiva também pode ser um dos motivadores da Laterização.
É importante destacar que o processo de Laterização acaba com a fertilidade do solo. Também podemos descrever esse processo como sendo um tipo de intemperismo.
O Que é Intemperismo?
O Intemperismo também pode ser chamado de meteorização e consiste num conjunto de fenômenos físicos e químicos que resultam na degradação e enfraquecimento das rochas.
Esse termo pode ser usado tanto para as alterações físicas como químicas a que podem ser submetidas as rochas da superfície terrestre. Mas, é importante destacar que as transformações ocorrem in situ (sem sair do lugar).
Trata-se de um processo muito importante para a constante mudança do relevo da terra bem como a erosão também. A importância do intemperismo também pode ser justificada por causa da formação de solos, pois nas regiões muito rochosas é difícil que as plantas consigam se fixar, mas com a mudança da estrutura e posterior transformação das rochas em solo essa fixação se torna mais fácil.
Laterização Como Intemperismo
A Laterização também pode ser descrita como um tipo de intemperismo que é próprio de lugares de climas quentes e úmidos. Esse tipo de transformação do solo resulta na formação do laterito.
No processo de Laterização a sílica e os catiônios são lixiviados (intemperismo químico) e por isso acabam concentrando sesquióxidos de Fe e Al, os aniônios que acabam sendo fixados pelo clóide mineral.
Os solos que se originam desse processo são conhecidos como lateríticos. Se a laterização é completa o solo