Col gio Vera Cruz
Professor: Alexandre
Aluno: Williams moura
1ªano ensino médio
Pedologia
30 de maio de 2015
Pedologia é a ciência que estuda o solo. Camada viva que recobre a superfície da terra, em evolução permanente, por meio da alteração das rochas e de processos pedogenéticos comandados por agentes físicos, biológicos e químicos Esta é a ciência que estuda a formação do solo.
OS TIPOS DE FORMAÇÃO DOS SOLOS
Os processos pedogenéticos apresentados são responsáveis pelo desenvolvimento completo do perfil e juntamente com os fatores genéticos condicionam a formação de diversos tipos ou classes de solos. Assim, pode-se distinguir cinco principais tipos de formação de solo: podzolização, laterização, calcificação, gleização e salinização. Tipos de formação de solos:
Podzolização
A podzolização é um processo decorrente da eliminação de bases por lixiviação e do desenvolvimento de um estado ácido na superfície. Origina solos que são encontrados sob variadas condições climáticas, de vegetação e material parental, de acordo com a maior ou menor predominância dos processos pedogenéticos. A adição pode ser sentida na podzolização principalmente em solos de regiões de clima temperado, devido ao acúmulo de matéria orgânica na superfície. A remoção é uma das principais causas da podzolização, ligada principalmente aos cátions de Na, Ca, Mg e K, sendo o K+ o último a ser lixiviado.
Laterização
A laterização é um processo de formação de solo que envolve intensa lixiviação e, ocorre somente onde a precipitação é maior que a evapotranspiração potencial durante a maior parte do ano, e onde a velocidade de decomposição da matéria orgânica iguala à de sua produção, não havendo acúmulo de matéria orgânica apreciável sobre o solo e de húmus no