AULA 1
Aula 1
Mestre em Educação - UEL
Tendências pedagógicas liberais e progressistas.
A pedagogia histórico-crítica e o trabalho pedagógico do educador;
O método dialético.
Toda pedagogia se delineia a partir de uma posição filosófica bem definida.
Cada posição filosófica estabelece:
O papel da escola, como se darão os conteúdos e os métodos empregados, a relação professor-aluno, os pressupostos da aprendizagem e as manifestações na prática escolar. As principais tendências pedagógicas são:
l. Pedagogia liberal:
1.1 tradicional
1.2 renovada progressivista
1.3 renovada não-diretiva
1.4 tecnicista
2. Pedagogia progressista:
2.1 libertadora
2.2 libertária
2.3 crítico-social dos conteúdos Surge como justificação do sistema capitalista na defesa da liberdade e dos interesses individuais da sociedade. Apresenta a sociedade organizada por classes, baseada na propriedade privada dos meios de produção. 1
08/09/2015
A função da escola é preparar os alunos para o desempenho de papéis sociais “pré-definidos”, mediante as aptidões individuais de cada um.
Reforça a ideia de igualdade de oportunidades, mas não considera a existência de desigualdade de condições.
2
08/09/2015
JWT Mostra que Ford Fusion é Para Quem Merece
Quais as implicações das tendências pedagógicas liberais para a escola da contemporaneidade? Fonte: www.youtube.com/watch?v=I4BbBVVEUhQ
Análise crítica da sociedade.
Escola como espaço de discussão sociopolítica.
Defende o antiautoritarismo, as experiências sociais grupais e o desenvolvimento da coletividade. A ação pedagógica deve estar inserida na realidade social concreta.
A escola faz a mediação entre o individual e o coletivo. 3
08/09/2015
Quais as principais contribuições das tendências pedagógicas progressistas para a escola da contemporaneidade? As pedagogias tradicionais, nova e tecnicista não apresentavam características historicizadoras; faltava-lhes a consciência dos condicionantes histórico sociais da educação.