Parque estadual da serra do rola moça
-Alto índice de espécies endêmicas.
-Cavernas e locais de interesse para o estudo de antigos ambientes.
-Fornecem serviços ecológicos vitais, como a recarga de rios.
-Por recobrirem imensas jazidas de ferro, estão entre as regiões mais ameaçadas do país.
a) Proteção integrada, devido à avaliação da indispensabilidade de intervenção, através da aplicação de conceitos como estimativa de risco, níveis econômicos de ataque ou a modelos de desenvolvimento dos inimigos das culturas e à ponderação dos fatores de nocividade, para a tomada de decisão relativa ao uso dos meios de luta.
b) O Parque apresenta uma zona de tensão ecológica, isto significa a ocorrência de transição rápida de Mata Atlântica para Cerrado e Campos de Altitude. A vegetação é diversificada: são encontradas espécies como: ipê, Cambuí, aroeira branca, xaxim, sangra d'água, canela, unha-de-vaca, pau-d'óleo, quaresmeira, cangerana, cedro, carne-de-vaca, cambotá, pau-ferro, pequi, jacarandá do cerrado, ipê-cascudo, murici, jatobá-do-cerrado, pau-santo, pau-de-tucano, araticum e canela-de-ema.
2- O quadrilátero ferrífero esta localizado na porção centro-sul do estado de Minas Gerais e possui extensão territorial de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados. E formado pelas cidades de Sabará, Rio Piracicaba, Congonhas, Casa Branca, Itaúna, Itabira, Nova Lima, Santa Bárbara, Mariana, Ouro Preto, entre outras. Conhecido por ser o marco principal da interiorização da ocupação portuguesa no século XVIII.
Destaca-se no cenário nacional pela grande riqueza mineral. Entre os vários minérios extraídos do Quadrilátero Ferrífero estão o ouro, o manganês e o ferro. É a maior produtora nacional de minério de ferro (60% da produção brasileira), que é transportado em ferrovias para o porto Tubarão, em Vitória, capital do Espírito Santo.
A região é também sede de diversas áreas de proteção ambiental e de diversas categorias