Recuperação de áreas degradadas
Aluno: Natália Corrêa Ferreira Faria Cidade do Polo: Ibirité Munícipio: Ibirité Agente responsável pela degradação: Expansão imobiliária, incêndios florestais, mineração, turismo e coleta ilegal de plantas.
2. Introdução
O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça está situado em áreas dos municípios de Belo Horizonte, Ibirité, Brumadinho e Nova Lima (figura 1).
[pic]
Figura 1 – Mapa de localização do Parque da Serra do Rola Moça
Fonte: Fundação Biodiversitas
Com uma área de 3.941 hectares, o Parque Estadual Serra do Rola-Moça está situado em uma zona de transição de Mata Atlântica e Cerrado, sendo rico em campos rupestres, de altitude e ferruginosos. É um importante reservatório da biodiversidade local. Apesar de próximo a grandes concentrações urbanas, abriga uma paisagem peculiar por suas características geológicas e topografia acidentada. Região de natureza privilegiada se destaca pela beleza cênica dos ondulados das serras conformando um horizonte convidativo à contemplação e ao reencontro com a natureza (FERNANDES, 2007). Possui uma flora diversificada, com espécies como ipê, jacarandá, jatobá, araticum, orquídeas, bromélias e canela-de-ema. A fauna também é extensa: dela fazem parte mico-estrela, caxinguelê, tatu-peba, tatu-galinha, ouriço-cacheiro, raposa, sabiá-do-campo, gavião-carcará, bem-te-vi, dentre tantas outras espécies, sendo que algumas se encontram ameaçadas de extinção como a onça-parda, o lobo-guará, a jaguatirica, o gato-do-mato, o veado-campeiro e o macuco. O clima na região é tropical de altitude, com verão chuvoso, inverno seco e temperaturas amenas durante todo o ano. O Parque Estadual da Serra do Rola Moça foi criado em 1994 para proteger os seis mananciais que abastecem a região metropolitana: Taboões, Rola-Moça, Bálsamo, Catarina, Barreiro e