Lasswell
O esquema desenvolvido de Lasswell para descrever um ato de comunicação consiste em:
Quem?
Diz o quê?
Em que canal?
Para quem?
Com que efeito?
O autor se mostra interessado em examinar quais as funções os meios de comunicação como um todo em relação ao um processo social global. Essas funções são:
• Vigilância sobre o meio ambiente;
• Correlação entre as partes da sociedade;
• Transmissão da herança social.
Sob o risco de evocar falsas analogias, podemos ter uma visão mais ampla das sociedades humanas, quando notamos até que grau a comunicação é uma característica da vida em qualquer nível, descrevendo assim o Funcionalismo.
Ao examinarmos o processo de comunicação em qualquer Estado na comunidade mundial, observamos três categorias de especialistas:
• Um grupo abrange o meio político do Estado como um todo; Os diplomatas, adidos e correspondentes estrangeiros são representativos daqueles que se especializam no meio externo. A primeira função em questão revela ameaças e oportunidades que afetam a posição da comunidade e de suas partes componentes ao nível dos valores.
• Outro, relaciona a reação do conjunto do Estado ao seu meio ambiente; Os editores, jornalistas e oradores vinculam-se à reação interna. A segunda função responde a primeira.
• E o terceiro transmite padrões de reação dos idosos aos jovens. Os educadores transmitem a herança social. A terceira função afirma que enquanto nas formas vivas e nos animais, o estudo da comunicação pode sublinhar as formas de “necessidade”, nas sociedades humanas, é possível desenhar os valores envolvidos. Lasswell acredita que é possível estabelecer uma lista de valores presentes em qualquer grupo selecionado para estudo. Ademais, podemos descobrir a hierarquia na qual são procurados esses valores. Tais como: poder, riqueza, respeito, bem-estar, esclarecimento. Em certos lugares, a concentração de valores é transmitida de geração em geração