Resumo de o modelo de lasswell
Curso: Jornalismo – 1º Período – Sala 12 Data: 13/03/2013
Resumo dos textos 1.2.3, 1.3 e 1.4 do livro “Teorias da Comunicação” de Mauro Wolf
1.2.3 O modelo de Lasswell e a superação da teoria hipodérmica Elaborado nos anos 30, o modelo lasswelliano, proposto em 1948, explica que: a forma certa de se descrever um ato de comunicação é respondendo às seguintes perguntas:
-Quem?
-Diz o quê?
-Através de que canal?
-Com que efeito? Encontramos a representação dos elementos da comunicação nessas perguntas. O modelo de Lasswell, logo foi transformado em uma verdadeira teoria da comunicação, em ligação estreita com a teoria da informação. Premissas que Lasswell afirmava sobre os processos dos meios de comunicação de massa:
- O emissor produz um estímulo e uma massa, que ao ser atingida, reage;
- A comunicação é intencional e tem por objetivo obter algum efeito;
- Os papéis de comunicador e destinatário surgem independentes das relações sociais. Lasswell organizou a communication research, que aparecia em torno de dois termos centrais: análise dos efeitos e dos conteúdos. A audiência era concebida como um conjunto de classes etárias, de sexo, casta, etc., mas parecia ser desnecessário estudar as relações implícitas ou as ligações informais. A consequência metodológica mais relevante dizia que, para se estudar os comportamentos da multidão, são necessárias "amostras constituídas por um conjunto de indivíduos heterogêneos que tenham igual relevo". O esquema de Lasswell se tornou um paradigma ao mesmo tempo em que chegava ao fim o sucesso da teoria hipodérmica. "A audiência revelava-se intratável. As pessoas decidiam por si se deviam ou não escutar. E mesmo quando escutavam os efeitos não eram os esperados, isso, quando havia efeitos".
1.3 Teoria Empírica A abordagem empírico-experimental ou da "persuasão". A teoria empírica conduz ao abandono da teoria hipodérmica e