Laser e meio ambiente
Texto: "Do diagnóstico à ação: uma proposta de lazer ativo e envelhecimento", responder:
a. Qual a sua opinião quanto à metodologia do projeto? Sugestões.
b. Os resultados foram satisfatórios?
O projeto tem como proposta o lazer ativo utilizando a atividade física para obter diagnóstico e resultados. Pelo que eu pude identificar, a frequência e a intensidade das aulas semanais supri as necessidades para o condicionamento e manutenção das atividades da vida diária. A divisão das aulas e modalidades parece-me coerente pressupondo-se que o método não seja engessado, mas sim que possua variações e estímulos diferenciados. A dinâmica das aulas se encaixa na padronização comum de aulas de atividades física para a terceira idade. E o ponto principal que deve ser considerado quando trabalha-se com este público esta sendo atendido: respeitar a individualidade e a especificidade de cada um.
O diferencial do projeto é a atenção dada à conscientização da prática num âmbito afetivo social. Para este público este fator é essencial por estarem numa fase da vida em que o afetivo social é mais significativo do que os aspectos físicos. Esta atenção contribui ainda mais para a obtenção de resultados na medida em que as atividades físicas estão sendo associadas à conceitos e significados e não somente um fazer em si mesmo.
Os resultados obtidos foram satisfatórios, embora isto já seja esperado já que se pressupõe que os sujeitos da pesquisa não realizavam atividades físicas regularmente, ou que na maioria dos casos estavam em estado de sedentarismo ante de iniciarem no projeto. É obvio que a introdução de atividades físicas, isto em qualquer idade, trazem benefícios significativos nos aspectos biopsicossociais, mas o que chama a atenção é a permanecia do grupo no projeto durante um tempo determinado. Isto mostra que o trabalho de conscientização trouxe resultados mais rápidos e rentáveis do que o