a revoluçao dos bichos
Obra: Revolução dos Bichos
Autor: George Orwell
Edição: 1° edição
Editora: Companhia Das Letras Contextualização histórica –
Traços do autor-
Eric Arthur Blair mas conhecido como George Orwell, nasceu em 25 de junho de 1903 em Motihari, Bihar, na Índia britânica. foi um escritor e jornalista inglês. Sua obra é marcada por uma inteligência perspicaz e bem-humorada. O escrito fez uma defesa da auto-gestão ou autonomismo (Autonomismo é o nome dado a um conjunto de teorias afins ao movimento socialista e a vários movimentos sociais e políticos de esquerda existentes principalmente na Europa). A sua crença no socialismo democrático foi abalada pelo socialismo real que ele denunciou em Animal Farm (Revolução dos Bichos).
Foi considerado o melhor cronista da cultura inglesa do século XX, George se dedicou a escrever resenhas, ficção, árticos jornalísticos, crítica literária e poesia.
CAPÍTULO I
Sr.Jones era o proprietário da Granja do Solar e vivia bêbado.
Numa noite organizou a granja, colocou os animais em seus lugares e foi em direção a sua casa, cambaleando de tanto que tinha bebido, logo ele chegou tomou mais um copo de cerveja e deitou-se para dormir.
Assim que os animais notaram que Sr.Jones dormira, houve um falatório entre eles pois naquele dia ocorreu um boato de que o porco velho Major havia tido um sonho muito estranho na noite anterior e desejava compartilhá-lo. Os animais haviam combinado de se encontrar no celeiro assim que Sr. Jones dormisse, e assim fizeram.
O Major se pôs em lugar de destaque, os demais animais ficaram observando a sua volta e ele começou a falar sobre o sonho, contando experiências de vida que todos os animais viviam, sentiu-se na obrigação de instruí-los a algo que ajudasse no futuro e na melhoria de vida.
Tudo que dizia se resumia a ir contra os homens, se livrar deles, ser inimigos, pois eles exploravam os animais, consumiam de suas produções e de nada era feito