lasar segall
Data da Morte: 02/08/1957
Nasceu há 121 anos
Morreu aos 66 anos
Morreu há 55 anos
1 parte
Lasar Segall foi um pintor, escultor e gravurista judeu brasileiro nascido na Lituânia. O trabalho de Segall tem influências do impressionismo, expressionismo e modernismo. Seus temas mais significativos foram representações pictóricas do sofrimento humano: a guerra, a perseguição e a prostituição.
2 parte
Com 14 anos ingressa na Academia de Desenho de sua cidade. Em 1906, vai para Berlim, Alemanha, estudar na Academia Imperial, onde permanece durante cinco anos. Em 1911, muda-se para a cidade de Dresden, onde estuda na Academia de Belas Artes.
3 parte
As lutas iniciais do pintor foram enormes, por introduzir ideias novas e revolucionárias, totalmente diversa da existente. Em 1912, Segall vem para o Brasil, onde já estavam seus irmãos. Em 1913, faz duas exposições individuais, em São Paulo e Campinas, ainda sem grande repercussão. E so no ano de 1920 que começa sua fama, ele faz uma grande exposição na Alemanha que foi chamado de conferencia de Will Grohmann.
4 parte
Lasar Segal volta ao Brasil em 1923, e dedica-se à pintura. Sendo precursor do expressionismo, seu nome esta ligado ao movimento expressionista da escola alemã. Era comedido em seus traços, em suas cores e em suas representações. Mesmo os quadros que possuem cores vivas, traduzem aspectos sombrios
Obras
O encontro
O autorretrato Encontro é o primeiro e mais forte símbolo da integração de Segall à vida brasileira. É provável que ele o tenha iniciado na Alemanha, antes de sua vinda para o Brasil, usando como referência uma fotografia de 1919, tirada no dia de seu casamento com Margarete, na cidade de Dresden. De chapéu e terno escuro, exatamente como no retrato fotográfico, ele tinge a pele do rosto de marrom, identificando-se com o mulato brasileiro. Essa curiosa síntese entre Europa e Brasil revela ainda, no tratamento das duas figuras e da arquitetura do segundo