Consistencia Termodinamica
Na maioria das vezes, os dados básicos de ELV são obtidos em bancos de dados de laboratórios ou em artigos, lugares nos quais não se pode ter certeza de boas práticas laboratoriais terem sido realizadas (KÉMENY et al, 1995).
Por causa disso, faz-se necessária aplicação de testes que comprovem a adequação desses dados experimentais com as leis termodinâmicas. Para o ELV, os testes de consistência existentes derivam basicamente da equação de Gibbs-Duhem, porém, juntamente a ela, outras relações termodinâmicas também devem ser empregadas, como por exemplo o cálculo dos coeficientes de atividade ou então os coeficientes de atividade (JACKSON e WILSAK, 1995).
Se essas relações termodinâmicas são aplicadas de forma rigorosa sobre os dados experimentais, os resultados obtidos através dos testes de consistência podem se tornar uma poderosa ferramenta de aferição de dados experimentais.
A consistência termodinâmica dos dados P-T-x-y pode ser verificada pela aplicação do teste da área (Redlich-Kister-Herington) e teste de Van Ness-Fredenslund.
Dados de equilíbrio liquido vapor a baixas pressões são escassos na literatura, deste modo a qualidade dos dados medidos P-T-x-y pode ser verificada pela aplicação do teste de consistência termodinâmica de Van Ness-Fredenslund (1977). Parâmetros de interação binária de modelos NRTL, Wilson e UNIQUAC são ajustados aos dados experimentais dos sistemas binários utilizando-se o software comerciais.
Ex: Programa THERTES desenvolvido segundo procedimentos propostos em Fredenslund et al. (1977). É utilizado para testar a qualidade termodinâmica de dados de Equillíbrio Líquido-Vapor (ELV).
O programa ANTOINE pode ser usado para determinação dos parâmetros A,B,C,. Para isto, usa-se dados de pressões de vapor obtidos experimentalmente juntamente, com dados de pressão de vapor da literatura. A regressão dos dados é feita com objetivo de minimizar as diferenças absolutas entre os valores