Laranja mecânica
Laranja Mecânica: (original: A Clockwork Orange) é um filme britânico de 1971, dirigido por Stanley Kubrick, adaptação do romance homônimo de 1962 do escritor inglês Anthony Burguess.
Introdução:
O filme se passa Inglaterra retrata num mundo futurista, onde uma gangue aterroriza a sociedade, com vandalismo, brigas com outras gangues, estupro e outros crimes. No filme, percebemos instituições como a Família, o Sistema Penitenciário, o Governo e a Polícia como possuidores de inúmeros conflitos que prejudicam o bom funcionamento holístico da sociedade. mostrando a vida de um jovem, chamado Alexander DeLarge, cujos gostos variam de música clássica Beethoven, a estupro e ultraviolência. Ele é o líder de uma gang de arruaceiros, aos quais se refere como "amigo" . Alex é irreverente e abusa dos demais; mente para seus pais para faltar na escola. sai pelas madrugadas usando alucinógenos, espancando mendigos idosos e violentando mulheres, entre outros desatinos. Tudo em clima de pura diversão e sarcasmo. Numa de suas investidas, o bando comete um homicídio, o que leva o líder Alex para uma casa de detenção.
Alex passar por muitas dificuldades na detenção, mas como uma fuga para escapar dos outros presidiários ele se submete ao tratamento chamado "Método Ludovico" de recuperação que garante a liberdade imediata. Tratando assim com mais puro behaviorismo, que consiste em “condicionar” o paciente a rejeitar todo comportamento “anormal”.
Relação com o Behaviorismo: Como na caixa de Skinner, Alex vincula o seu sofrimento físico a atos de violência introduzidos através de vídeos que ele assistiu, sem ao menos poder fechar os olhos. Esse tipo de condicionamento ou técnica behaviorista relacionando um efeito (seu mal-estar) a uma causa (violência), se faz presente através da teoria comportamental. Seu comportamento é moldado de acordo com os propósitos do programa de condicionamento.
No filme, o governo faz uma demonstração pública afim de