Contabilidade
A historia da Contabilidade é tão antiga quanto a própria historia da civilização. Ela está ligada as primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção a posse e tendo um objetivo aos fins propostos.
O homem voltou-se para à organização da agricultura e do pastoreio. Essa organização econômica com relação ao uso do direito do solo, acarretou em separatividade e rompeu a vida comunitária, surgindo divisões e senso de propriedade e assim cada individuo criava sua riqueza individual.
Ao morrer, o legado deixado por esta pessoa não era dissolvido, mas passado como herança aos filhos e parentes. Essa herança dos pais denominou-se Patrimônio.
A origem da Contabilidade esta ligada a necessidade de registros do comercio. E há registros que as primeiras cidades comerciais eram dos Fenícios.
A atividade de troca e venda dos comerciantes naquela época, requeria o acompanhamento de seus bens em cada transação que era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou de relatórios sobre o fato.
À medida que o homem aumentava os seus valores, suas posses, criava uma preocupação de render mais e uma forma mais simples de aumentar seu Patrimônio.
Essas informações não eram de fácil memorização, quando já em maior volume e requerendo muito mais registros.
Foi pensando no futuro e principalmente nos registros, que levou o homem a se preocupar a cada dia e a conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo e de produção. E importante lembrarmos que naquele tempo não havia o crédito, as compras, vendas e trocas eram à vista.
No período medieval, diversas inovações na contabilidade foram introduzidas por governos locais e pela igreja. Mas é somente na Itália que surge o termo Contabilitá.
A evolução da ciência contábil surgiu da seguinte forma:
CONTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO
Período que se inicia as primeiras civilizações e vai ate 1202 da Era Cristã.
Onde viveu Abraão,