Laplace
“Exercícios relacionados a tópicos passados em aulas e que deverão ser pesquisados e resolvidos como base para a primeira prova deste 2º Semestre. Atenção: o material dado em aula também tem que ser estudado para a prova!”.
AMPLIFICADORES DE SINAL
AMPLIFICADORES DE SINAL EMISSOR COMUM
Estudamos a polarização dos transistores. Neste capítulo considera-se os transistores devidamente polarizados com seus pontos de operação próximos ao meio da reta de carga para uma máxima excursão do sinal de entrada sem distorção.
Ao injetar um pequeno sinal ca à base do transistor, ele se somara a tensões cc de polarização e induzirá flutuações na corrente de coletor de mesma forma e frequência.
Ele será chamado de amplificador linear (ou de alta-fidelidade - Hi-Fi) se não mudar a forma do sinal na saída. Desde que a amplitude do sinal de entrada seja pequena, o transistor usará somente uma pequena parte da reta de carga e a operação será linear. Por outro lado se o sinal de entrada for muito grande, as flutuações ao longo da reta de carga levarão o transistor à saturação e ao corte.
Um circuito amplificador é mostrado na Figura abaixo. A polarização é por divisor de tensão. A entrada do sinal é acoplada à base do transistor via o capacitor C1 e a saída do sinal é acoplada à carga RL através do capacitor C2. O capacitor funciona como uma chave aberta para corrente cc e como chave fechada para a corrente alternada. Esta ação permite obter um sinal ca de uma estágio para outro sem perturbar a polarização cc de cada estágio.
Capacitor de Acomplamento
O capacitor de acoplamento faz a passagem de um sinal ca de um ponto a outro, sem perda significativa do sinal. Por exemplo, na Figura abaixo a tensão ca no ponto A é transmitida ao ponto B. Para não haver atenuação apreciável do sinal,