Lançamento martelo
O LANÇAMENTO DO MARTELO
O lançamento do martelo é uma prova do atletismo bastante antiga que tem séculos de existência. Segundo conta a história, os primeiros martelos eram de pedra, fixados por um cabo de madeira rígida e só mais tarde vieram a ser substituídos por um martelo de ferro.
Já no século XIII, o lançamento do martelo era muito popular na Irlanda e na Escócia.
Ao que parece, o rei Henrique VIII foi um entusiasta lançador de martelo. Naquele tempo, o lançamento realizava-se sem molinetes e com um único giro.
Muito mais tarde, a regulamentação do lançamento do martelo foi-se aperfeiçoamento até chegar aos nossos dias.
Esta disciplina atlética foi introduzida nos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses, para se difundir posteriormente ao mundo todo.
Ultimamente, foi na Alemanha que o martelo passou a ser estudado cuidadosamente em seus princípios mecânicos, aplicação das energias e movimentos humanos, contribuindo assim para o aparecimento de novas técnicas, que vieram melhorar consideravelmente a performance nesta prova.
Desta forma, hoje os martelos altamente desenvolvidos sob o ponto de vista técnico, estão sendo aperfeiçoados pelos estudiosos e com eles os atletas com muita força, poderão atingir uma distância que se aproxima dos 100 metros. Desta maneira, os estádios tornaramse pequenos, enquanto que os riscos de acidentes aumentam. Então, a exemplo do que aconteceu com o dardo, que teve a sua aerodinâmica modificada, para assim encurtar a distância do lançamento, o mesmo acontecerá fatalmente com o martelo.
A TÉCNICA DO LANÇAMENTO DO MARTELO
O lançamento do martelo é sem dúvida uma das provas mais difíceis do atletismo. É necessário um longo processo de exercitação e de treino para poder se dominado completamente. Nele podemos encontrar as seguintes fases técnicas:
a) Empunhadura
b) Posição de partida
c) Balanceios para os molinetes
d) Molinetes
e) Giros
f) Lançamento propriamente dito
g) Reversão
a)