Lançamento do martelo
Reconhecida pela portaria – MEC N° 1580, de 09/11/93 – D.O.U. 10/11/93
MANTEDORA: ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE ENSINO E CULTURA – APEC
CAMPUS – FRANCISCO BELTRÃO
Esportes Individuais II
Lançamento do Martelo
Acadêmica: Daiane Aparecida Kuhn R.A: 08010420
Prof.º Fernando Misturini
Disciplina: Esportes Individuais II
FRANCISCO BELTRÃO – PARANÁ
2014
LANÇAMENTO DO MARTELO
O lançamento do martelo é uma prova do atletismo bastante antiga, os primeiros martelos eram de pedra, fixados por um cabo de madeira rígida e só mais tarde vieram a ser substituídos por um martelo de ferro e sua regulamentação foi se aperfeiçoamento até chegar aos nossos dias. A TÉCNICA DO LANÇAMENTO DO MARTELO
O lançamento do martelo é sem dúvida uma das provas mais difíceis do atletismo. É necessário um longo processo de exercitação e de treino para poder ser dominado.
Fases técnicas:
a) Empunhadura
b) Posição de partida
c) Balanceios para os molinetes
d) Molinetes
e) Giros
f) Lançamento propriamente dito
g) Reversão
Estatura alta, força explosiva e a velocidade são bons critérios para se avaliar a aptidão de um atleta para esta prova.
O martelo pesa 7,26 kg na prova masculina e 4 kg na feminina. O conjunto bola, arame e alça, formam uma unidade de comprimento máximo de 1,2 m. A base de lançamento da prova é um círculo de 2,1 m de diâmetro, geralmente rodeado por uma rede.
Segurando a alça com as duas mãos e mantendo os pés imóveis, o atleta faz a bola girar três ou quatro vezes, num círculo que passa por cima e por baixo da sua cabeça. Quando o martelo alcança velocidade, o atleta gira sobre si próprio duas ou três vezes para acelerar mais a bola e logo a solta para cima e para frente. Se o martelo cai no terreno dentro de um ângulo de 90 graus, o lançamento é considerado válido.
ATIVIDADE
01 - Alunos deveram realizar o movimento de giros corretamente com um martelo confeccionado.
02 –